Diálogo

23:03 postado por Thiago Terenzi




- Mãe, porque viver dói tanto?

- Onde é que está doendo?

- Em algum lugar acima do peito, abaixo do pescoço. Perto de onde fica a alegria.

- Que dor é essa, filho? desde quando você dói?

- Eu me dôo todo, sempre, mas é que dói baixinho. Faz silêncio que dá pra ouvir.

- Ninguém ouve a dor, filho. Se não quer ir pra aula, não vá. Não é certo inventar doença.

- E como faz pra desinventar? é que dói e eu não quero mais doença.

- Onde é essa dor?

- É lá dentro. Perto de onde fica a alegria. E aí eu não consigo ser alegre. Como faz pra ser alegre?

- Você é feliz, filho. Você é jovem, é criança, então é feliz.

- Mas, mãe...

- Quê?

- Felicidade dói?

- Escuta: não há dor nenhuma. Você é novo. Gente nova não é triste. Então não há motivos pra dor no peito.

- Não é no peito...

- Não importa. Não existe esse lugar que você falou. Alegria não tem lugar pra ser.

- Então a gente é alegre onde?

- Como onde?

- Em que lugar do corpo a gente é alegre? Acho que me dói é nesse lugar.

- Quer saber: quer remédio pra passar a dor? Tem Novalgina na cozinha.

- Mas e se a Novalgina me fizer também passar a alegria?

- Novalgina é pra dor, filho. Não é pra alegria.

- Mas é que minha alegria é tão miúda... que às vezes parece doer.

- Papai e mamãe te amam, filho. Então você é bem alegre, é feliz. Quem tem amor de pai e mãe é feliz. Simples.

- É que eu achava que felicidade era coisa grande. É que todo mundo quer, então eu pensava que era maior...

- Pois então é bom você deixar de querer demais do mundo. As coisas nunca são como parecem ser.

- Mas é que isso de ter de ser feliz me traz medo. E se eu nasci errado? acho que nasci faltando a felicidade. Por isso dói.

- Escuta pela última vez: você nasceu perfeito. O médico falou. Ele sabe das coisas.

- E essa dor fininha que parece não ter fim?

- Criança não tem dor fininha perto do peito! Isso é coisa de velho com veia entupida.

- Então acho que eu não sou mais criança.

- É sim! Olha, felicidade é isso que você está vendo. Não existem contos de fada. Não espere tanto do mundo. A gente tem que se conformar com um monte de coisas. Você é normal. O mundo é assim mesmo e a felicidade é isso aí. Nada é o que desejamos ser.

- Mas é que ser feliz me dói tanto...

11 pessoas disseram. E você?:

  1. Gustavo disse...

    essa criança tem depressao, e não precisa de novalgina, precisa de outro, chama prozac.

  2. Thiago disse...

    Essa criança precisa de mais carinho e respeito por parte dos pais. A mãe dele é ridícula.

  3. Thiago Cavalcante disse...

    Oi, Terenzi. Volví aqui.
    Intenso o escrito, rapaz.

    Clarice num dos seus contos escreveu:

    "Eu que sabia que também se morre em criança sem ninguém perceber"

    ...

    Ótima 5a, rapaz.
    Paz.

  4. 1234 disse...

    posta sua musica aki... sei la, só uma ideia...

  5. Anônimo disse...

    agora nós sabemos o pq, do nosso viver, dó tanto. acho que vc sabe tbm. saudade.

  6. LC disse...

    é sempre uma delícia ler você. Que diálogo mais sincero não? Tão infantil e tão adulto... Nossas dúvidas são nessa linha mas sem tamanha sinceridade.

  7. LC disse...

    Thi
    só uma coisa... tirei do ar o blog "A Puta" o link que colocou ai (muito obrigada aliás) não leva mais a lugar algum... Continuo em crise com as letras.
    bjim

  8. Ligia Carrasco disse...

    Nem sei se tem um pouco a ver, mas pensei numa música do powell com o moraes, que fala: "o amor só é bom se doer". me veio à cabeça, só isso. beijo, menino.

  9. Thiago Cavalcante disse...

    Oi, Thiago! Passando para desejar um bom final de semana. No aguardo de nova postagem por aqui.

    Paz.

  10. nina martins disse...

    por que adulto nunca dá ouvidos pras crianças?

  11. Doris disse...

    De tirar o folego de tão simples.

Related Posts with Thumbnails