Alegria Particular - por Thiago Terenzi

17:10 postado por Thiago Terenzi

Inspiro. Espiro. Inspiro... Um ar que é só meu invade os alvéolos e adentra sabe-se lá onde do interior-infinito de mim: torno-me livre. E minha liberdade é tão abençoada que guardo-a em segredo. Ninguém sabe que sou livre, mas sou. Ninguém sabe tanta coisa, que sinto-me um importante fiel de um segredo ao vento. Rio, então, um sorriso qualquer de alegria particular.

A felicidade, por exemplo, me vem em gotas. Eu, que não sou bobo, guardo todas na palma da mão. Alegro-me nas gotas pequenas – e essa alegria é maior que todas as outras. É que vem de dentro e é tão simples e curta e intensa e contida – é como o sorriso ácido de quando se lê Machado de Assis.

Hoje, por exemplo, sorri de alegria instantânea – dessas que duram apenas milésimos de segundos – um sorriso quase sem motivo. É que é bom conseguir capturar o instante e congela-lo. É que alegria instantânea é tão rápida que só se torna alegre na lembrança. E eu ri por motivo bobo: porque decidi fazer desse texto algo estranho (adoro tudo o que me é estranho). É que tanto faz colocar o ponto final aqui ou nas próximas linhas – o que precisava ser dito já foi.

Estou sozinho em casa e a solidão me alegra os ouvidos. Todos se foram; eu fiquei. E estar só, às vezes, é experiência transcendental. É quase um louvor sabe-se lá a quem. É a felicidade inconseqüente – e é tão sublime que quase parece tristeza. Mas não é! descobri há pouco: não é!

Pensam, os outros, sempre em opostos – abandonei esta idéia. E então descobri a não-tristeza que é alegria. Carrego agora lágrima e riso, juntos – e os opostos se parecem tanto! Antônimos são na verdade sinônimos travestidos. E me diz, é alegria ou tristeza? Segredo...

Porque o segredo me trás uma felicidade silenciosa sobre a qual não quero falar. Assumir a felicidade-instante é esgota-la. E tenho medo de perde-la (tenho medo de tanta coisa).

Tenho, inclusive, medo da liberdade – por isso me sou livre em segredo. Ela me é necessária – mas olhar para os lados e encarar o vento sem rédeas é difícil – exige uma responsabilidade para a qual não estou pronto. Às vezes finjo estar preso a alguma coisa assim como finjo uma tristeza inexistente só para ser-me mais completo. É tudo de mentira, mas às vezes esqueço que finjo e tenho medo de verdade.

Às vezes, enquanto inspiro e espiro, tenho medo de expirar-me a inspiração. São palavras tão parecidas e tão perigosas que nem sei se inspiro ou inspiro-me. É que me confundo nas palavras e não sei como usa-las. Como transcrever a felicidade muda que é tristeza abençoada? É tão particular que faço das palavras minha casa...

5 pessoas disseram. E você?:

  1. Thiago Cavalcante disse...

    Thiago, meu jovem escritor predileto. Seus textos me cativam. Sinto-me neles. (Desculpe a liberdade em dizer isso, mas ao ler seus escritos, vejo-me em cada frase. Isso é tão abrangente, rapaz).

    Não quero retirar trechos de "Alegria Particular" - para mostrar meu contentamento ao ler tão bela obra, mas é evidente que você consegue traduzir sua alma com muita sutileza e emoção.

    Inspira-me vida e expira com a "morte", ler um texto tão belo como o teu.

    Você citou "Machadinho", gostaria de citar aqui minha última postagem sobre Clarice Lispector. Sei que curte ela, assim como eu.

    Dê uma espiadela por lá.
    Gostaria de ter sua "definição" a pergunta feita por Clarice.

    Amplexos, Xará.

    http://yaagob.blogspot.com/2008/08/entrevistas-amor.html

  2. Thiago Cavalcante disse...

    Bom dia, Thiago!

    Estou aguardando um novo texto por aqui.

    Uma ótima semana, rapaz!

    Shalom!

  3. Unknown disse...

    thiago,terenzi, talves resende...ou rezende?
    hahaha.. mais conhecido como emo, em seu momento transcendental , travestido..opa.. cruzes...hahah...
    thiago, parabens pelos seus textos, pelo fato de ser leigo, digamos que assim como quando leio machadinho, nao intendo nada, mas sinto que ha algo mais profundo nessas estranhas e complexas palavras... é isso

  4. Anônimo disse...

    é bom saber apreciar os momentos de solidão.

  5. Anônimo disse...

    Thiago, vc é muito Louco

Related Posts with Thumbnails